Pãozinho Caseiro

Eu tô tão feliz porque eu fiz pão e ficou bom! uahuahuahuahauha

Estava eu visitando o site Pecado da Gula e querendo fazer praticamente todas as receitas que eu via, quando me deparei com uma que me chamou a atenção: Bisnaguinha profissional. Eu como bisnaguinha todos os dias e me pareceu uma receita super fácil de fazer, então fui a luta e fiz! E deu certo! Na verdade, como eu não tenho batedeira, iria ficar um pouco difícil, pois sovei na mão, mas nada que fosse impossível. Então, segue a receita:

Ingredientes:

Levedo:

100g de farinha de trigo

11g de fermento para pão

110ml de água morna

 

Massa:

400g de farinha de trigo

100ml de leite morno

100g de açúcar

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo grande

1 colher (chá) de sal

 

Para o levedo, misture todos os ingredientes até ficar uma massa grossinha e homogênea. Deixe ela tampada ou cubra com plástico filme e espere triplicar de tamanho. Isso demora +/- 30 minutos. Depois é só juntar os outros ingredientes, fora a farinha e bater na batedeira com o gancho de massa pesada, em velocidade baixa. Assim que estiver tudo homogêneo, vá acrescentando a farinha aos poucos e esperando incorporar. Como eu disse, eu não tenho batedeira, então fiz tudo na mão. Não foi difícil, mas na batedeira a massa deve ficar bem mais fofa que a minha, que já ficou beeeeeeem fofinha. A massa não fica durona, ela fica bem macia, elástica e bonita, boa de ficar amassando, hehehe

Numa forma untanda e enfarinhada, vá moldando os pãezinhos do formato e tamanho de seu agrado. Eu fiz de +/- 30g compridinhos, mas vi versões maiores e menores em bolotas. o formato não influencia muito, só tem que deixar espaço na forma, porque ele tem que triplicar de tamanho. Eu esperei +/- 1h30min e os meus só dobraram de tamanho, então eu taquei no forno pré-aquecido a 180°C. Eles ficaram 20 minutos, na metade do tempo eu virei a forma, porque a parte de trás do forno é sempre mais quente. Quando estavam começando a dourar, eu aumentei um pouco o fogo e ficou mais 5min. E pronto!

Eles quentinhos, fofinhos, cheirosos com uma manteiguinha, hummmmmm…. ficaram ótimos!

O bom é que essa massa é bem básica e agora que eu sei que consigo fazer, posso tentar outras vezes com alguns temperos, ou doce, ou recheado… Qualquer coisa!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Receitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s