Pãozinho Caseiro

Eu tô tão feliz porque eu fiz pão e ficou bom! uahuahuahuahauha

Estava eu visitando o site Pecado da Gula e querendo fazer praticamente todas as receitas que eu via, quando me deparei com uma que me chamou a atenção: Bisnaguinha profissional. Eu como bisnaguinha todos os dias e me pareceu uma receita super fácil de fazer, então fui a luta e fiz! E deu certo! Na verdade, como eu não tenho batedeira, iria ficar um pouco difícil, pois sovei na mão, mas nada que fosse impossível. Então, segue a receita:

Ingredientes:

Levedo:

100g de farinha de trigo

11g de fermento para pão

110ml de água morna

 

Massa:

400g de farinha de trigo

100ml de leite morno

100g de açúcar

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo grande

1 colher (chá) de sal

 

Para o levedo, misture todos os ingredientes até ficar uma massa grossinha e homogênea. Deixe ela tampada ou cubra com plástico filme e espere triplicar de tamanho. Isso demora +/- 30 minutos. Depois é só juntar os outros ingredientes, fora a farinha e bater na batedeira com o gancho de massa pesada, em velocidade baixa. Assim que estiver tudo homogêneo, vá acrescentando a farinha aos poucos e esperando incorporar. Como eu disse, eu não tenho batedeira, então fiz tudo na mão. Não foi difícil, mas na batedeira a massa deve ficar bem mais fofa que a minha, que já ficou beeeeeeem fofinha. A massa não fica durona, ela fica bem macia, elástica e bonita, boa de ficar amassando, hehehe

Numa forma untanda e enfarinhada, vá moldando os pãezinhos do formato e tamanho de seu agrado. Eu fiz de +/- 30g compridinhos, mas vi versões maiores e menores em bolotas. o formato não influencia muito, só tem que deixar espaço na forma, porque ele tem que triplicar de tamanho. Eu esperei +/- 1h30min e os meus só dobraram de tamanho, então eu taquei no forno pré-aquecido a 180°C. Eles ficaram 20 minutos, na metade do tempo eu virei a forma, porque a parte de trás do forno é sempre mais quente. Quando estavam começando a dourar, eu aumentei um pouco o fogo e ficou mais 5min. E pronto!

Eles quentinhos, fofinhos, cheirosos com uma manteiguinha, hummmmmm…. ficaram ótimos!

O bom é que essa massa é bem básica e agora que eu sei que consigo fazer, posso tentar outras vezes com alguns temperos, ou doce, ou recheado… Qualquer coisa!

Deixe um comentário

Arquivado em Receitas

Deixe um comentário

