Cafeteria e Livraria

Já faz um tempo que eu tenho um objetivo de vida: ter um próprio negócio. Eu nunca soube ao certo em qual ramo entrar. Primeiro seria na área da informática, quando eu fazia Engenharia da Computação. Isso não durou muito, porque eu perdi muito o interesse, não pela informática, mas por trabalhar nessa área.

Depois, quando entrei na Hotelaria, minha idéia era uma pousadinha simpática, parecida com a Dragonfly Inn, da Lorelai de Gilmore Girls. Mas, para quem conhece Stars Hollow, sabe que ela é uma cidadezinha do interior, com pessoas ricas e muito turismo, porque a pousada vive cheia, ou pelo menos com muitos eventos. Em todas as cenas em que aparece o Dragonfly Inn tem alguma movimentação de funcionários e clientes. O que eu quero dizer com tudo isso é que implantar uma pousada com esses moldes em Porto Alegre seria inviável. Eu precisaria procurar uma outra cidade, provavelmente no interior, me mudar, etc etc.

Lorelai na recepção da Dragonfly Inn. Não é charmoso? ^^

Eis que ano passado me veio a brilhante idéia de abrir uma cafeteria aconchegante, com um clima rústico porém charmoso, onde as pessoas quisessem passar o seu tempo ali, tomando um capuccino e lendo um livro. E se a pessoa esquecesse seu livro? Sem problemas, o lugar também disponibilizaria uma “biblioteca” para leitura no local. E se a pessoa gostou tanto do livro e quer comprar? Ele também estará disponível para venda. E se a pessoa tem um livro em casa (em boas condições, óbvio) e quer vender? A cafeteria também aceita propostas de venda! Seria o lugar perfeito.

Pois então, este ano eu comecei a pesquisar mais sobre isso, trasnformar o meu sonho em realidade. Ainda estou no começo, afinal eu nunca tive esse tipo de experiência. A faculdade deu algumas dicas sobre isso, mas na época eu não levava muito a sério. Eu já tinha a noção que queria ter o meu negócio, mas me achava muito nova para isso e não tinha nenhuma previsão de quando poderia pôr em prática todo esse projeto (na verdade o projeto MESMO ainda não existe, mas está em andamento!).

O meu primeiro passo foi fazer um curso do Sebrae que se chama Programa Próprio.  Ele é um basicão pra quem quer abrir um negócio ou já tem um negócio próprio, mas quer aperfeiçoar.

Amanhã, vou participar do 2º módulo. Tenho muito caminho pela frente, ainda. Pelo menos eu conto com a ajuda de muita gente, principalmente da minha família. Também estou expandindo minha rede de relacionamentos (não é o Orkut e nem o Facebook, é vida real, mesmo) para aumentar os meus contatos. E todo mundo sabe que o mundo é feito de contatos!

Como por enquanto são só idéias, ainda não vou compartilhar tudo o que tenho em mente. Conforme essas idéias forem evoluindo, se tornando mais concretas e parte de um projeto, eu vou mostrando aqui no blog. ^^

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Pensamentos

5 Respostas para “Cafeteria e Livraria

  1. Gisa

    Ô moçaaaa! Vê um mocaccino aí? Com Anne Rice e sem açúcar, ok?

  2. Luciane

    Olá!

    Gostaria de saber como ficou seu projeto?Você deu continuidade?Quando li seu post parecia que estava me vendo, tive a mesma idéia e gostaria de saber se deu tudo certo.Obrigada e boa sorte!!!

    • carolchan

      Oi Luciane!
      Esse projeto ficou só na idéia mesmo. Mudei de ramo para seguir o negócio do meu pai, que tem uma imobiliária. Ainda hoje eu vejo um lugar parecido e ficou pensando em como seria a minha cafeteria e livraria. Se você quiser alguma sugestão ou opinião sobre o assunto, pode me perguntar, eu ainda tenho guardado algumas fontes de pesquisa.
      Boa sorte!

  3. Zbs

    Ola! encontrei com suas ideias hj enquanto navegando de site em fazendo pesquisas sobre onde e como devo proceder se realmente for abrir uma livraria, assim como vc estou com varias ideias não é de hj, o problema é que estou bem insegura, moro no interior (não tão interior) mas na minha cidade tem duas livrarias (não são como eu gostaria que fossem), quero mto um lugar aconchegante, gostoso e que transmita tranquilidade que as pessoas possam ter momentos bons de leitura, ou que possa passar apenas para tomar um café e jogar conversa fora, penso em fazer um jardim com boa sombra, um café em fim algo diferente e bom. Sem tomar muito do seu tempo gostaria de saber se vc fez algum contato com fornecedor, se sim, se tem uma lista para me ajudar.
    Quem sabe com uma relação na mão me sinta mais confiante e decida de vez!!

    Obrigada.
    Um forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s