Sinceridade

O mundo seria muito melhor se as pessoas fossem mais sinceras umas com as outras. Não digo sinceridade para avacalhar com a pessoa, daquelas em que seu amigo está com uma roupa muito estranha e você diz “Tu tá ridííííículo!”. Não, estou falando em sinceridade quanto aos sentimentos.

Um exemplo que deve acontecer com todo mundo é na família. Vou dar o meu exemplo para vocês entenderem: Eu sou uma pessoa muito sincera, principalmente com os meus pais e com o C. Se alguma coisa me deixa feliz ou me chateia eu falo. Porém, como os meus pais falam que eu sou muito sincera e que isso pode prejudicar a minha relação com outras pessoas, eu não uso toda essa sinceridade com outras pessoas da família, como os meus avós, meus tios e tias, etc. Então essas pessoas tem uma visão diferente de mim, pensam que eu sou A queridinha e A atenciosa. Mero engano. Não conhecem meu verdadeiro lado. Mas o dia que eu me irritar ou ficar de mau humor, vão perguntar “o que houve pra tu estar assim?” e eu vou dizer “não houve nada, eu SOU assim” e eles não vão acreditar. Eles já tem essa visão de mim há tanto tempo que não vão conseguir desfaze-la.

Anyway, o que estou querendo dizer é que se todos fossem sinceros no que dizem e no que fazem desde o começo, as pessoas não precisariam ficar inventando desculpas pra tudo. E é tão mais fácil dizer um “SIM” ou um “NÃO” na hora certa do que ficar tentando consertar algo depois.

Pelo menos eu já me decidi: prefiro ser sincera e passar por grossa do que ser A queridinha e só me ferrar depois.

4 Comentários

Arquivado em Pensamentos

4 Respostas para “Sinceridade

  1. É que tem uma diferença entre ser sincera e ser desagradável por ser sincera.
    Talvez o que teus pais temem é que as pessoas pensem que tu não é uma pessoa agradável pra conversar. Eu tenho sinceridade no coração, mas também tenho papas na língua. E talvez não seja o caso de não ser mais totalmente sincera e deixar de ser quem tu é, mas é simplesmente o caso de ser sincera a ponto de não ser quem dá a última palavra.
    Quando se é transparente ao falar com alguém sobre alguma coisa, escolher as palavras é essencial. Isso é o mais difícil.

    • carolchan

      Eu também pensava isso, mas ninguém nunca deixou de conversar comigo porque eu sou sincera, então não acredito que eu seja desagradável. Mas é aí que vem o caso que eu gostaria que as pessoas não ficassem magoadas quando dizemos algo verdadeiro. Às vezes, mesmo escolhendo as palavras, as pessoas distorcem o que tu queria dizer.
      E no caso dos meus pais, eu dei o exemplo, mas eles gostam de mim sincera, porque eles sabem que eu sempre vou dizer o que penso pra eles. ^^

  2. As pessoas devem ser sinceras, isso é fato pontofinal
    Acho que as pessoas devem ser sinceras E empaticas – não estou dizendo que tenho, mas acho que é essa a combinação. Acho que sinceridade pura, “sem sentimentos”, acaba sendo, muitas vezes, mais desagradavel do que uma falsa verdade.
    Exemplo de historia bonita e sem frescuras:
    E… um dia antes do casamento:
    “Estou bonita querido?”
    “Não, Esta feia, parece uma puta vestida assim”

    Agora, com empatia:
    E… um dia antes do casamento:
    “Estou bonita querido?”
    “Sim, esta feia… mas parece uma puta vestida assim, amor”

    xD acho que sou bom com exemplos xDD

    • carolchan

      Muito bom o exemplo!
      Bom, pelo menos eu sou engraçada! Exemplo:

      “Nina, tu acha que eu devo comprar esse vestido?”
      “Esse não, mãe, ele tem estampa de cortina de hotel barato…”
      XD

Deixe um comentário

